De dores localizadas a infecções bacterianas ou virais, os medicamentos são aliados fundamentais da saúde, muitas vezes salvando vidas nos primeiros sinais de emergência. E com o avançar da medicina, suas funções são ampliadas e sua efetividade aprimorada a cada dia. Contudo, nesse cinco de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, destaca-se a importância da conscientização sobre o uso racional de medicamentos para uma saúde mais segura.
A data foi idealizada a partir de uma iniciativa do Movimento Estudantil de Farmácia no ano de 2001 e adotada posteriormente pelo Conselho Nacional de Medicina e Órgãos Governamentais. Desde então, as campanhas ganharam força e amplitude, alcançando um público mais amplo. Nesse contexto, o PASA passou a integrar ativamente as ações, contribuindo para a promoção do uso consciente de medicamentos e a valorização da informação sobre saúde.
Nesse cenário, é necessário ter atenção às informações abaixo para evitar o uso incorreto de medicamentos:
· Antes de fazer uso de um medicamento é aconselhável ouvir as orientações de um profissional da saúde;
· Antibióticos apenas com prescrição médica e seguindo os horários definidos previamente;
· Atenção para o armazenamento adequado do remédio, evitando lugares quentes e úmidos;
· Leia a bula e confira com precisão a dosagem e especificações do medicamento, como por exemplo, efeitos colaterais.
O mau uso de fármacos e automedicação podem interferir diretamente no agravamento de sintomas, acarretando reações adversas. Se tratando de antibióticos, as bactérias podem ganhar maior resistência, aumentando o risco de propagação e dificultando o tratamento do enfermo.
Portanto, cuidado ao se medicar pois as vezes, menos é mais. E lembre-se: a orientação médica é essencial para garantir um tratamento seguro e eficaz.
Em caso de dúvidas sobre medicação e o remédio correto para combater alguma enfermidade, consulte nossos especialistas no serviço de telemedicina para maior comodidade e agilidade na resolução dos seus problemas.