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Conecta – Login (Autenticação de dois fatores – 2FA)

Conecta – Login (Autenticação de dois fatores – 2FA)

Rafael Chahoud
Prestadores
02/10/2025

A ativação da autenticação de dois fatores (2FA) deixou de ser obrigatória para acesso ao sistema Conecta.  Mas ressaltamos a importância da ativação dessa camada de segurança para prevenir acessos indevidos e movimentações não autorizadas em seus usuários.

O sistema Conecta disponibilizou a autenticação de dois fatores desde o dia 26/09/25, e estará disponível para configuração por tempo indeterminado.

Clique aqui para assistir o vídeo tutorial ou leia o conteúdo explicativo abaixo:

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O que é a autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada extra de segurança usada para garantir que somente o responsável por aquele cadastro consiga acessar a sua conta.

Ela funciona da seguinte forma: além de digitar a senha, é preciso confirmar sua identidade por meio de um segundo fator (Ex.: um código enviado por e-mail, um app autenticador)

Por que o prestador precisa realizar a autenticação de dois fatores?

A autenticação em dois fatores (2FA) protege as informações contidas no conecta contra acessos indevidos, mesmo que alguém descubra o login e senha. É uma forma de evitar fraudes, invasões e garantir que os dados dos beneficiários e prestadores da operadora estejam seguros.

PASSO A PASSO PARA ATIVAÇÃO DA AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES (2FA)

1. Realize o login no sistema Conecta com E-mail e Senha: https://portalconectasaude.com.br/;

2. Acesse o Menu do usuário no canto superior direito da tela;

3. Clique em Segurança da conta:

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4. Dentro dessa opção, será possível realizar: Alteração de Senha, Alteração/Verificação de E-mail e a configuração da autenticação dois fatores;

5. Acesse a opção Verificação em duas etapas > Configurar:

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6. Atualmente, o sistema conecta possui duas opções para verificação em duas etapas:

  • Aplicativo autenticador: Gere a senha de uso único usando um aplicativo. Não é necessária conectividade de rede.
  • E-mail: Receba um código de validação no seu e-mail principal
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7. Para realizar a autenticação, será necessário optar por uma das opções fornecidas. Para cada opção, será necessário realizar as ações indicadas abaixo:

7.1. Autenticação – Aplicativo de Autenticação

7.1.1. Selecione a opção Configurar:

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7.1.2.  Siga o passo a passo indicado na plataforma (imagem abaixo) para configuração do aplicativo de autenticação:

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7.1.3.  Após a realização do passo a passo e inserção do código indicado no aplicativo de autenticação, clique em Salvar:

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7.1.4.  ​​​​​​​​​​​​​​Após clicar em salvar, a autenticação em duas etapas estará habilitada:

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7.2. Autenticação – E-mail

7.2.1. Será necessário verificar se o e-mail já foi validado;

7.2.2. Acesse novamente a aba Segurança de Conta:

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7.2.3. ​​​​​​​Caso o e-mail não se encontre validado, estará indicado com uma exclamação amarela, com a opção Verificar ativa:

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7.2.4. ​​​​​​​​​​​​​​A mensagem “Um e-mail foi enviado para confirmar que seu e-mail é valido” será indicada na tela;

7.2.5. O Prestador deve acessar o seu e-mail cadastrado no conecta e clicar na comunicação para concluir a confirmação do e-mail (imagem abaixo):

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7.2.6. ​​​​​​​Após a confirmação do e-mail, a página de segurança da conta será automaticamente atualizada, indicando que o e-mail foi verificado:

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7.2.7. ​​​​​​​Com o e-mail validado, o prestador conseguirá habilitar a verificação em duas etapas no caminho: Home > Segurança de Conta > Verificação em Duas Etapas:

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7.2.8. ​​​​​​​​​​​​​​Após a confirmação, a verificação em duas etapas ficará Ativada:

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autenticacao benner benner conecta dois fatores login
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