Com o passar dos anos, o cuidado com a saúde ganha novos significados. Mais do que tratar doenças, é preciso olhar para o idoso como um todo, com sua história, seus vínculos e suas necessidades únicas. É aí que entra o médico de família das Clínicas Doutor PASA e Espaços APS: um profissional preparado para acompanhar cada etapa da vida com escuta, proximidade e conhecimento.
Médico de família: atenção integral e contínua
Diferente de atendimentos pontuais, o médico de família atua com foco na continuidade do cuidado. Ele acompanha o paciente ao longo do tempo, conhece seu histórico clínico, seus hábitos e suas necessidades específicas. Essa proximidade permite intervenções mais eficazes, seguras e alinhadas com os objetivos de vida do idoso.
A relação construída entre o médico de família e o paciente é baseada na confiança. Este vínculo fortalece a adesão ao tratamento, facilita a comunicação e torna o cuidado mais acolhedor. Para o idoso, sentir-se ouvido e compreendido faz toda a diferença.
O médico de família também atua integrando diferentes especialidades e serviços de saúde quando necessário. Ele garante que o idoso receba o atendimento certo, no momento certo, evitando exames e procedimentos desnecessários, e, com isso, promovendo um cuidado mais eficiente.
Outros cuidados importantes:
Alimentação equilibrada
O idoso precisa reduzir o consumo de alimentos processados, açúcar e sal e aumentar a variedade da sua alimentação. Legumes, vegetais, proteínas, carboidratos e frutas devem fazer parte da refeição de todos, em especial de pessoas da terceira idade.

Pratos com variedades de alimentos ajudam as pessoas a manterem uma dieta balanceada, favorecendo a absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Prática de exercícios
Manter uma rotina de atividades físicas contribui para a manutenção da massa muscular, fundamental para o equilíbrio e coordenação motora. Essa rotina é um dos principais meios para a prevenção de quedas, tão perigosas para idosos.
Além disso, a prática de exercícios previne doenças crônicas (diabetes e hipertensão), ajuda no funcionamento cardiovascular e auxilia a preservação da memória e cognição, promovendo a continuidade da autonomia do idoso.
Polifarmácia
O uso simultâneo e diário de quatro ou mais medicamentos, se realizada sem uma orientação profissional apropriada, pode resultar em riscos para a saúde. Evitar a polifarmácia não significa abrir mão do tratamento, mas sim buscar equilíbrio e orientação certa.

Você pode saber mais informações sobre o perigo da polifarmácia e interação entre medicamentos clicando AQUI e AQUI. E compartilhe com quem você acha que precisa estar atento a este assunto.

Saúde bucal
A saúde da boca impacta diretamente a alimentação, fala, autoestima e até a prevenção de infecções. A higiene bucal adequada e atenção a sinais como dor, sangramento ou dificuldade para mastigar são fundamentais para o bem-estar do idoso.
Estudos afirmam que doenças periodontais (infecções orais ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro) podem estar ligadas a uma taxa maior de “declínio cognitivo” em idosos. Esta relação reforça a importância de uma boa higiene bucal como parte essencial da promoção da saúde integral na terceira idade.
No caso de pessoas que utilizam próteses dentárias, é recomendável que o aparelho seja higienizado de duas a três vezes ao dia.
Cuidado que acolhe, acompanha e transforma vidas
O envelhecimento com qualidade de vida depende de um cuidado atento, contínuo e centrado na pessoa. O médico de família é o profissional ideal para acompanhar essa fase da vida com sensibilidade, competência e compromisso com o bem-estar do idoso.
Ao integrar prevenção, acompanhamento e orientação, o médico de família fortalece a autonomia do idoso e contribui para um envelhecimento mais saudável e digno. Esse cuidado é feito com dedicação, vínculo e responsabilidade, porque envelhecer bem é um direito, e estar bem cuidado faz toda a diferença.
Leia mais sobre a saúde do idoso: Cuidado integral: garantindo a qualidade de vida na terceira idade
Você que tem um plano PASA e vive perto de uma das Clínicas Doutor PASA ou Espaços APS, pode fazer parte do Programa Meu Médico. CLIQUE AQUI para saber todos os detalhes.
E se você ainda não tem um plano PASA e é familiar de um empregado ativo do grupo Vale, entenda como você também pode participar da nossa comunidade de saúde.