Em meio à correria da vida moderna, a natureza pode ser uma poderosa aliada da saúde. O contato com o meio ambiente vai além do lazer, ele influencia diretamente o nosso bem-estar físico e mental. A ciência tem mostrado que estar em áreas verdes, respirar ar puro ou até mesmo cuidar de plantas traz efeitos positivos reais e mensuráveis para o corpo e a mente.
Segundo pesquisas realizadas pela Revista Ecospsychology, em apenas dez minutos de exposição diária com a natureza, pode se proporcionar melhorias significativas no humor, cognição, redução de ansiedade e sintomas depressivos. Leia mais em https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/eco.2023.0063
Em um cenário de cidades cada vez mais urbanizadas, encontrar momentos para se reconectar com o mundo natural tornou-se mais do que um privilégio, uma necessidade. Seja por meio de caminhadas ao ar livre, trilhas ou pausas em um parque durante o dia, essa relação com a natureza tem se mostrado uma ferramenta acessível e eficaz para melhorar a qualidade de vida.
Você conhece o banho de floresta japonês?
Conhecido como Shirin-yoku, essa imersão na natureza é uma prática cultural do povo nipônico de meados da década de 80 e ainda hoje muito comum para parte da população e incentivada pela Organização Nacional do Turismo Japonês. E por que não aderir a esse costume? Seja em Jardins Botânicos, hortos, bosques ou em jardins de casa, o importante é se desconectar com o urbano e se conectar com a natureza.
(imagem)
A terapia consiste em contemplar a beleza da fauna e flora, respirar fundo, aguçar os sentidos sonoros, de olfato e até do toque, ou seja, sintonizar corpo e mente com o que a natureza oferece. Isso tudo, é claro, desconectado de celulares, internet e das preocupações do dia a dia.
Mais benefícios
A exposição à luz solar estimula a produção de vitamina D, essencial para o fortalecimento dos ossos, músculos e do sistema imunológico. Já caminhadas em áreas verdes contribuem para a redução da pressão arterial, melhora na qualidade do sono e incentiva a prática regular de atividades físicas, mesmo em ritmos leves.
O contato com a natureza também tem se mostrado um importante aliado para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ajudando na melhora do foco, na redução da hiperatividade e na diminuição de sintomas ansiosos. Além disso, respirar ar puro, longe da poluição dos centros urbanos, favorece a saúde pulmonar e pode auxiliar no tratamento de alergias respiratórias.
E os benefícios são para todas as idades. Em crianças e adolescentes, o convívio com o ambiente natural está associado ao aumento da concentração e da memória, melhor desempenho escolar e maior equilíbrio emocional. Atividades como brincar, ler, estudar ou simplesmente passar um tempo ao ar livre estimulam a criatividade, reduzem o estresse e promovem vínculos mais saudáveis com o próprio corpo e com o mundo ao redor.
Como trazer a natureza para o seu dia a dia
Nem sempre é preciso ir a uma floresta para colher os benefícios do contato com a natureza. Incorporar pequenos hábitos ao cotidiano já podem ser eficazes. Fazer pausas em áreas arborizadas durante o expediente, cuidar de plantas em casa ou no trabalho, caminhar em praças e parques ou até tomar o café da manhã próximo a uma janela com vista verde são atitudes simples que ajudam a reduzir o estresse e melhorar a disposição.
Conexão com a natureza também é cuidado com a saúde
No PASA (AMS), acreditamos que saúde vai além de consultas e exames: ela também é feita de equilíbrio, prevenção e bem-estar. Por isso, incentivamos práticas como a reconexão com a natureza, que promovem mais qualidade de vida de forma simples, acessível e prazerosa. Cuidar de si é também se permitir a esses momentos de pausa. Corpo e mente agradecem, e a natureza também.