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Reembolso

FAQ

Dúvidas gerais

Alguns planos médicos e odontológicos cobrem reembolso dos atendimentos realizados em consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais de sua livre escolha, desde que sejam realizados nos municípios de atuação do plano, listados no Regulamento. O reembolso será limitado ao valor da Tabela de Reembolso do local de atendimento e terá descontado o valor da coparticipação, de acordo com a regra do plano.

Mas, seja consciente!

Sempre que precisar usar o plano, recomendamos preferencialmente o uso dos profissionais e estabelecimentos de saúde da rede credenciada PASA. É mais vantajoso, já que a operadora os seleciona criteriosamente para atender aos usuários com qualidade e os valores dos procedimentos são pré-estipulados mediante negociação do PASA com a rede credenciada.

Sendo assim, o uso da rede credenciada gera menos custos tanto para você quanto para o PASA, já que o reembolso é uma prática que encarece o plano de saúde e pode interferir no resultado do reajuste.

Você deve realizar o pedido de reembolso através do aplicativo Saúde PASA seguindo o passo a passo abaixo:

1. Abra o app e clique no ícone 'Reembolso;
2. No alto à direita da tela, selecione o botão "+" para fazer uma nova solicitação e clique em 'Iniciar';
3. Selecione o tipo de reembolso que deseja solicitar, clique 'continuar' e depois em 'Adicionar despesa';
4. Preencha o formulário e anexe os comprovantes obrigatórios. Você poderá digitalizar ou tirar uma boa foto com o seu celular;
5. Para finalizar, clique em 'Adicionar'.

O valor referente ao reembolso será creditado na sua conta corrente de acordo com o cronograma de entrega de recibos para reembolso.

No próprio aplicativo, você conseguirá acompanhar o seu pedido. Abra o app, clique no ícone 'Reembolso e todos os pedidos estarão listados. Basta clicar no que deseja acessar para ter mais detalhes sobre a sua solicitação.

Esteja atento para o caso de o PASA negar a sua solicitação de reembolso. Isto pode acontecer por diversas razões, como, por exemplo, preenchimento errado ou incompleto do formulário. Nestes casos, basta fazer uma complementação e continuar a acompanhar o andamento do processo.

A complementação de documentação pode ser necessária caso haja erro ou pela falta de algum deles. Nestes casos, o seu pedido original não é cancelado, porém você precisará enviar a documentação correta para que o processo volte a caminhar.

Para fazer a complementação:

1) Ao acompanhar o status do seu pedido, você verá a mensagem 'Em pendência';

2) Para identificar o que é necessário complementar, acesse o protocolo e verifique a mensagem no campo 'Observações Gerais';

3) Mais abaixo, no tópico “Descrição das Despesas”, há o link 'Reenviar Anexos'. Envie apenas o item que ficou pendente/exigido. Não é necessário reenviar os documentos anteriores.

4) Ao anexar o documento complementar, o protocolo retorna ao PASA em sua posição inicial na fila de processamento, com o status 'Em análise'.

Agora é só acompanhar o status do seu pedido até a conclusão.

Antes de enviar a solicitação de reembolso no app, confira alguns dados sobre o Recibo ou Nota Fiscal:

Prazo: o prazo do recibo ou da Nota Fiscal só é válido até, no máximo, 45 dias contados a partir de sua emissão. Passado este período, o reembolso não poderá ser realizado.

Datas:
 em todos os tratamentos realizados deverão ser mencionadas as datas de realização das sessões, como em caso de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, etc.

PJ:
 é obrigatório apresentar Nota Fiscal para atendimentos realizados em Pessoa Jurídica.

A documentação exigida pode variar de acordo com o tipo de reembolso (consulta médica, procedimentos ambulatoriais, tratamentos seriados, procedimentos de grande risco, tratamentos odontológicos, etc.). Mas, de maneira geral, são:

- Pedido médico
- Recibo/Nota Fiscal
- Comprovante do pagamento, que pode ser:

Pix: comprovante ou print de tela
Cartão de crédito/débito: recibo ou extrato
TED/DOC: comprovante ou print de tela
Cheque: foto ou extrato
Dinheiro: foto de declaração de próprio punho atestando o pagamento em espécie
Boleto: comprovante 

Atenção: comprovantes de pagamentos agendados não serão aceitos.

O PASA adotará os mesmos critérios do Regime de Credenciamento, estabelecidos pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), para fins de reembolso, respeitando-se o limite da tabela de Reembolso do local de atendimento.

Quando se verificar a indicação de atuar em vários órgãos, regiões ou múltiplas estruturas a partir da mesma via de acesso, o reembolso será calculado pelo valor do procedimento mais complexo (maior porte) seguido por 50% dos demais de menor complexidade (menor porte).

Quando ocorrer mais de uma intervenção por diferentes vias de acesso, o reembolso será calculado pelo valor do maior porte seguido por 70% dos demais códigos de menor porte.

Obedecem às normas acima as cirurgias bilaterais realizadas por diferentes incisões (70%), ou pela mesma incisão (50%).

Você pode consultar a Tabela de Reembolso da sua localidade no Portal PASA, no menu 'Reembolso'.

Sim. A prévia de reembolso é um cálculo estimado do valor a ser reembolsado, podendo haver alterações após a análise da solicitação. Esse serviço não garante o reembolso nem pode ser considerado autorização para internação ou realização de procedimento.

Regras para solicitação de prévias:

• Deve ser encaminhado pelo aplicativo Saúde PASA. É necessário anexar relatório com justificativa emitido pelo médico assistente, discriminando os serviços prestados, valor de cada item e período de atendimento;

• A prévia tem caráter apenas informativo, sendo que o pagamento do reembolso estará vinculado as condições gerais de seu plano na data efetiva do procedimento, de acordo com os procedimentos efetivamente realizados, apresentados por ocasião da solicitação de reembolso. Qualquer alteração definida entre as partes, poderá refletir no valor total do reembolso;

• A inclusão de outro procedimento ou a alteração desta solicitação poderá alterar o valor do reembolso;

• Os valores a serem reembolsados não têm qualquer vínculo com os preços negociados pelo empregado diretamente com os médicos ou instituições médicas não pertencentes à rede referenciada;

• O pagamento de reembolso vincula-se ao(s) código(s) liberado(s) em senha ou informados através de relatório médico (quando a internação também for realizada pela livre escolha) e avaliado pelo auditor interno, tendo em vista os procedimentos efetivamente realizados. Para tanto, há necessidade de apresentação dos relatórios e laudos comprobatórios na solicitação de pagamento do reembolso;

• Anexar, obrigatoriamente, a prévia ao solicitar o pagamento do reembolso.

Não. A prévia de reembolso é destinada a procedimentos complexos ou de alto custo. Não serão aceitas prévias para consultas, terapias e procedimentos ambulatoriais. Para dúvidas sobre coberturas ou valores de referência/reembolso de procedimentos ambulatoriais, acesse o Portal PASA e clique em ‘Reembolso’ ou ligue para a Central de Relacionamentos pelos telefones 4004 0183 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 0183 (demais regiões).

Você deve consultar a Tabela de Reembolso da sua localidade no Portal PASA, no menu 'Reembolso' para verificar se é necessário fazer a perícia prévia antes da realização do seu procedimento. Caso positivo, basta entrar em contato com a Central PASA para agendá-la.

Não caia em fraudes!
Recibo fracionado ou com valor maior do que o custo real do procedimento para receber reembolso maior é ilegal.

Conheça a campanha Saúde Legal e saiba mais detalhes.

Passo a passo

Solicite pelo app

Veja como é fácil fazer uma solicitação de reembolso pelo aplicativo Saúde PASA e acompanhar o status dos seus pedidos.

1
Acesse o app Saúde PASA
No menu principal, clique no ícone ‘Reembolso’
3
Tipo de reembolso
Clique em 'Iniciar' e escolha o tipo correspondente
2
Adicione um pedido
Clique no sinal de mais (+) no canto superior direito da tela para adicionar um novo pedido
4
Adicione um pedido
Preencha o formulário, anexe os comprovantes obrigatórios e clique em ‘Enviar’

Tem dúvidas sobre a utilização do app?

Fale com um de nossos atendentes!