A partir do dia 10/11/2025, a ativação da autenticação de dois fatores (2FA) se tornará obrigatória para acesso ao sistema Conecta. Isto é, todos os prestadores que realizarem o login a partir dessa data, precisarão ter ativado a autenticação no sistema.
O sistema Conecta disponibilizou a autenticação de dois fatores a partir do dia 26/09/25, somente se tornando obrigatória no dia 10/11/25.
Clique aqui para assistir o vídeo tutorial ou leia o conteúdo explicativo abaixo:

O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores (2FA) é uma camada extra de segurança usada para garantir que somente o responsável por aquele cadastro consiga acessar a sua conta.
Ela funciona da seguinte forma: além de digitar a senha, é preciso confirmar sua identidade por meio de um segundo fator (Ex.: um código enviado por e-mail, um app autenticador)
Por que o prestador precisa realizar a autenticação de dois fatores?
A autenticação em dois fatores (2FA) protege as informações contidas no conecta contra acessos indevidos, mesmo que alguém descubra o login e senha. É uma forma de evitar fraudes, invasões e garantir que os dados dos beneficiários e prestadores da operadora estejam seguros.
PASSO A PASSO PARA ATIVAÇÃO DA AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES (2FA)
1. Realize o login no sistema Conecta com E-mail e Senha: https://portalconectasaude.com.br/;
2. Acesse o Menu do usuário no canto superior direito da tela;
3. Clique em Segurança da conta:

4. Dentro dessa opção, será possível realizar: Alteração de Senha, Alteração/Verificação de E-mail e a configuração da autenticação dois fatores;
5. Acesse a opção Verificação em duas etapas > Configurar:

6. Atualmente, o sistema conecta possui duas opções para verificação em duas etapas:
- Aplicativo autenticador: Gere a senha de uso único usando um aplicativo. Não é necessária conectividade de rede.
- E-mail: Receba um código de validação no seu e-mail principal

7. Para realizar a autenticação, será necessário optar por uma das opções fornecidas. Para cada opção, será necessário realizar as ações indicadas abaixo:
7.1. Autenticação – Aplicativo de Autenticação
7.1.1. Selecione a opção Configurar:

7.1.2. Siga o passo a passo indicado na plataforma (imagem abaixo) para configuração do aplicativo de autenticação:

7.1.3. Após a realização do passo a passo e inserção do código indicado no aplicativo de autenticação, clique em Salvar:

7.1.4. Após clicar em salvar, a autenticação em duas etapas estará habilitada:

7.2. Autenticação – E-mail
7.2.1. Será necessário verificar se o e-mail já foi validado;
7.2.2. Acesse novamente a aba Segurança de Conta:

7.2.3. Caso o e-mail não se encontre validado, estará indicado com uma exclamação amarela, com a opção Verificar ativa:

7.2.4. A mensagem “Um e-mail foi enviado para confirmar que seu e-mail é valido” será indicada na tela;
7.2.5. O Prestador deve acessar o seu e-mail cadastrado no conecta e clicar na comunicação para concluir a confirmação do e-mail (imagem abaixo):

7.2.6. Após a confirmação do e-mail, a página de segurança da conta será automaticamente atualizada, indicando que o e-mail foi verificado:

7.2.7. Com o e-mail validado, o prestador conseguirá habilitar a verificação em duas etapas no caminho: Home > Segurança de Conta > Verificação em Duas Etapas:

7.2.8. Após a confirmação, a verificação em duas etapas ficará Ativada:
